Artigos: Maranathá! O que significa isso?

Blog de ministeriovemsenhorjesus :Ministério de Música, Artigos: Maranathá! O que significa isso?

 A palavra “Maranathá” corresponde a duas palavras em língua aramaica (a língua de comunicação no tempo de Cristo): Maran + athá. Significa “o Senhor vem” ou “Vem, Senhor”.

Surge apenas uma vez no Novo Testamento, na 1ª carta aos Coríntios, capítulo 16:22. O importante desta expressão é que resume a esperança que a Igreja de Cristo sempre teve e continua a ter de que Cristo vai voltar.

A segunda vinda de Cristo está profetizada em inúmeras profecias bíblicas. Esse extraordinário evento trará o cumprimento de todas as promessas que Deus fez ao longo dos tempos, culminando num “novo céu e uma nova terra”, uma nova criação onde não haverá mal, sofrimento ou treva alguma.

Ao adotarmos, como Igreja, este nome, anunciamos assim que partilhamos dessa gloriosa esperança: Jesus vai voltar em breve!

Origens históricas 

Na época do Velho Testamento, o Rei viajava para fazer justiça. Um arauto ia adiante dele tocando a trombeta e advertindo o povo: O Rei está vindo! - Maranata. Aqueles que esperavam por justiça desejavam a vinda do Rei. O povo da terra a ser visitada preparava-se para sua chegada limpava e reparava os caminhos, demonstrando assim obediência e desejo de agradar ao Rei.

A palavra parece ter sido usada como uma senha entre os cristãos da igreja primitiva, e provavelmente foi neste sentido usada pelo Apóstolo Paulo. Entretanto, a palavra anátema colocada logo antes no texto bíblico causa algumas discrepâncias em traduções para nossa língua pois como os textos originais em grego do Novo Testamento não tinham pontuação alguns tradutores que não conheciam o significado da palavra Maranata colocavam as palavras juntas e traduziram o verso como Se alguém não ama ao Senhor seja anátema maranata. Mas é certo que a expressão assim colocada não faz sentido.

A palavra “Maranata” era também utilizada nos cultos para invocar a presença do Senhor na Ceia e expressar o desejo de seu retorno para estabelecer seu Reino. Equivale ao pedido feito pela Igreja na oração dominical: “Venha o teu Reino”. Com relação à volta do Senhor Jesus, “Maranatha” tinha um duplo sentido: era uma oração – “Vem, Senhor” – e uma expressão de fé – “O Senhor está voltando!”. O uso da palavra nos tempos do Novo Testamento indicava a forte expectativa dos crentes de que o Senhor Jesus voltaria. Essa fé e a disposição de anunciar a volta do Senhor Jesus eram reforçadas pelo poder, pelos dons espirituais e por sinais que o Senhor operava em seu meio, demonstrado que ele estava vivo no meio do Seu povo!

“Eis que cedo venho… Ora vem, Senhor Jesus” (Apocalipse 22:7).

Maranhatá

sábado 18 setembro 2010 08:06



1 Fan

Nenhum comentário Artigos: Maranathá! O que significa isso?



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (23.20.30.43) para se identificar     



Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para ministeriovemsenhorjesus

Precisa estar conectado para adicionar ministeriovemsenhorjesus para os seus amigos

 
Criar um blog